terça-feira, 3 de julho de 2012

Leitura e Escrita Digital



Evoluir é sempre positivo, porém para evoluir, não podemos esquecer o caminho que já havíamos percorrido, não precisamos esquecer, deletar o que sabíamos.
Com a leitura e escrita digital ganhamos em velocidade, dinamismo, colorido e criatividade. São muitas opções de formatação, seleções, inserções, links, imagens, organizações e correções. No entanto, como tudo, nem tudo são rosas, tivemos algumas perdas. Perdemos no domínio da ortografia, no uso correto das regras de acentuação, concordância, conjugação de verbos, oralidade...
A correção automática das palavras digitadas torna desnecessária a revisão da escrita, e com isso nos impede de perceber e corrigir nossos erros. O uso do “internetês como forma de escrita em sites de relacionamento e celular, tem muitas vezes extrapolado estes ambientes e se tornado usual na escola como forma de registro de atividades, em produções textuais e até mesmo em avaliações. Este uso inadequado nos distancia ainda mais do domínio da escrita e da leitura.
No que diz respeito à leitura é visível o aumento do dinamismo e a facilidade de acesso a textos, obras que antes eram inacessíveis. Então eu pergunto, e o prazer de folear as páginas, retornar, reler, imaginar? A leitura oral é uma prática esquecida e sua ausência é sentida visivelmente, ou melhor, “escutadamente” na forma com que nossas crianças e adolescentes se expressam oralmente.
Como educadores nossa missão é buscar o equilíbrio entre a evolução e o já aprendido, entre a leitura e escrita digital e a escrita manual e leitura oral. Para tanto, acredito ser imprescindível ao aluno ESCREVER, LER, REVISAR, CORRIGIR sua produção textual, para só então digitar e utilizar todas as ferramentas que escolher.
Devemos lembrar sempre, que aprendemos tanto com nossos acertos como com os erros.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário